Angers e Nice saem perdendo com a CAN 2017

Jean Seri será um dos desfalques na Ligue 1 | Foto: Divulgaçãoi/Instagram @mika_seri6

Jean Seri será um dos desfalques na Ligue 1 | Foto: Divulgaçãoi/Instagram @mika_seri6

A cada dois anos acontece o torneio mais importante entre seleções do continente africano: a Copa Africana de Nações – CAN. A edição de 2017 acontece no Gabão, de 14 de janeiro a 5 de fevereiro, reunindo 16 equipes.

Porém, a tradicional festa das torcidas africanas observada nas arquibancadas se contrasta com o desespero dos clubes europeus, que em plena metade de temporada precisam ver alguns de seus principais atletas perderem semanas de jogos importantes nas ligas nacionais para disputar a CAN.

A França é um dos países mais afetados por isso. Muitos países africanos são colônias francesas, por isso, diversos atletas encontram no país gaulês refúgio para conflitos sociais e também uma maneira de desenvolver o próprio futebol.

Nesta edição, são 34 jogadores apenas da Ligue 1 desfalcando 18 dos 20 times – somente Bordeaux e Nantes não perderam atletas. O Lille acabou sendo a equipe que mais perdeu jogadores. Como se não bastasse a campanha ruim, marcada por um decepcionante 12º lugar, a equipe do norte da França perdeu cinco atletas para a disputa da CAN. Somente Mali e Marrocos tomaram quatro do LOSC.

A seleção malinesa, comandada pelo ex-jogador francês Alain Giresse, tirou do Lille os jovens Youssouf Koné (zagueiro) e Yves Bissouma (meio-campista). Dos dois, apenas o meio-campista tem minutos na Ligue 1, tendo participado de nove jogos na temporada. Não chega a ser titular, mas joga com frequência.

Já na seleção marroquina de Hervé Renard, que já treinou o Lille, estão convocados o meia Mounir Obbadi e o defensor Hamza Mendyl. Ambos não devem fazer falta. O primeiro, aos 33 anos, não obteve espaço desde que chegou do Monaco e sofreu com lesões nesta temporada, tendo jogado pouco, enquanto o segundo, garoto de apenas 19 anos, sequer entrou em campo na Ligue 1.

Porém, é o tunisiano Naïm Sliti quem fará falta. Titular na reta final do primeiro turno, o meia é o jogador com segunda melhor média de dribles da equipe e o site WhoScored, especialista em estatísticas, o coloca com a segunda melhor média geral do LOSC.

Arte: Europa Football

Arte: Europa Football

O alento para o Lille é que dos cinco jogadores, quatro não são vitais a equipe. O mesmo não pode ser dito para o Angers, que lutando contra o rebaixamento perde quatro titulares de uma levada só, sendo um dos mais prejudicados com a CAN 2017.

Ekambi defenderá Camarões; Ndoye e Diedhiou estarão com Senegal; já Pepé estará com a seleção costa-marfinense. Deste quarteto estão simplesmente 12 dos 15 gols do Angers na Ligue 1. Será um árduo desafio para Stéphane Moulin, que viu sua equipe vencer um e perder seis dos últimos dez jogos.

Líder desfalcado

O outro grande derrotado é o líder da Ligue 1. O surpreendente Nice de Lucien Favre perdeu uma peça fundamental no meio-campo: Jean Michaël Seri, que defenderá Costa do Marfim na CAN 2017 – aliás, Costa do Marfim e Senegal, com seis cada, são as seleções que mais convocaram atletas do Campeonato Francês.

Seri foi um dos achados do Nice na temporada passada ao ser contratado junto ao Paços de Ferreira, em Portugal, e agora se firmou como um dos grandes nomes do time. Ele é o líder em assistências na Ligue 1 – oito ao todo.

Arte: Europa Football

Arte: Europa Football

Além do impressionante número de passes para gol, Seri tem um elevado aproveitamento de 89,1% de passes certos. Segundo o site Squawka, o costa-marfinense errou 98 passes na Ligue 1, média de 6,1. Em passes certos, porém, esse número sobe para 984, média de 61,5 por partida. O detalhe é que não são passes inertes. Confira abaixo o gráfico da Squawka que comprova bem a eficácia deles:

Arte: Squawka

Arte: Squawka

Os números positivos de Seri são refletidos nos dados de chances criadas após passes dele. Conforme a Squawka, 38 chances de gol saíram depois de seus passes, sendo que em oito saíram gols. Prejuízo grande para o técnico Lucien Favre, que poderia ser ainda maior caso Younes Belhanda não tivesse ficado de fora da lista de Herve Renard, na seleção marroquina. Uma lesão tirou o jogador da competição.

Confira a seguir todos os jogadores da Ligue 1 que foram convocados e seus números:

Angers

Jogador Seleção JG G A
Karl Toko Ekambi Camarões 18 2 3
Cheikh Ndoye Senegal 18 2 3
Famara Diedhiou Senegal 18 6 2
Nicolas Pepé Costa do Marfim 18 2 1

Bastia

Jogador Seleção JG G A
Lassana Coulibaly Mali 16 0 2

Caen

Jogador Seleção JG G A
Syan Ben Youssef Tunísia 6 0 0

Dijon

Jogador Seleção JG G A
Fouad Chafik Marrocos 16 0 0
Mehdi Abeid Argélia 15 2 1

Guingamp

Jogador Seleção JG G A
Jordan Ikoko RD Congo 17 0 1

Lille

Jogador Seleção JG G A
Naïm Sliti Tunísia 10 1 1
Hamza Mendyl Marrocos 0 0 0
Mounir Obbadi Marrocos 5 0 0
Youssouf Koné Mali 0 0 0
Yves Bissouma Mali 9 0 0

Lorient

Jogador Seleção JG G A
Benjamin Moukandjo Camarões 15 7 0
Zargo Touré Senegal 16 1 0

Lyon

Jogador Seleção JG G A
Nicolas N’Koulou Camarões 7 0 0
Rachid Ghezzal Argélia 14 2 2

Marseille

Jogador Seleção JG G A
Clinton N’Jie Camarões 13 3 1

Metz

Jogador Seleção JG G A
Georges Mandjeck Camarões 17 2 6
Ismaïla Sarr Senegal 18 0 0
Cheick Doukouré Costa do Marfim 14 0 0

Monaco

Jogador Seleção JG G A
Nabil Dirar Marrocos 7 0 1
Adama Traoré Mali 5 2 0

Montpellier

Jogador Seleção JG G A
Yacouba Sylla Mali 9 1 0

Nancy

Jogador Seleção JG G A
Serge N’Guessan Costa do Marfim 7 0 0
Yousseff Ait-Bennasser Marrocos 15 3 1

Nice

Jogador Seleção JG G A
Jean Serri Costa do Marfim 17 2 8

PSG

Jogador Seleção JG G A
Serge Aurier Costa do Marfim 11 0 3

Rennes

Jogador Seleção JG G A
Giovanni Sio Costa do Marfim 18 5 0
Ramy Bensebaini Argélia 12 0 0

Saint-Étienne

Jogador Seleção JG G A
Henri Saivet Senegal 11 1 1
Cheikh M’Bengue Senegal 12 0 0

Toulouse

Jogador Seleção JG G A
Steeve Yago Burkina Faso 16 0 0
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s