Defecando pela boca

 

Telmo Zanini: Besteiras e mais besteiras

Desculpem-me pelo uso do termo chulo, mas ao ver o cidadão acima na televisão, é o que penso sobre o que fala.

Telmo Zanini é conhecido por ser comentarista dos canais Sportv. Só que para mim, é conhecido pelas besteiras faladas.

De memória, me lembro do dia em que disse que o goleiro do Chelsea, Petr Cech “é frangueiro e é só marketing”. E também, “comparar Figueroa com Baresi é como comparar Tostão com Dimba”.

Hoje ele disse a maior de todas as besteiras ditas em sua vida:

O título do Messi de melhor do mundo era lógico, ele é melhor. XAVI E INIESTA SÃO JOGADORES MEDIANOS. OS DOIS SÃO JOGADORES 6…6 E MEIO. OS DOIS JUNTOS NÃO DÃO UM MESSI

Bom, dizer que a eleição do melhor do mundo da FIFA foi justa é uma coisa. Não acho que foi palhaçada, mas acho que em 2010 o Messi não foi o melhor – para mim, o melhor foi Wesley Sneijder, que nem na lista dos três estava -, mas agora, dizer que Xavi e Iniesta são jogadores medianos…aí é demais.

Como um cara que é mediano jogaria 549 jogos por um clube como o Barcelona? Xavi jogou!

Como um cara que tem um toque clássico, é inteligente e tem em seu currículo simplesmente um gol de título mundial de sua seleção pode ser chamado de mediano? Iniesta tem esse currículo!

As besteiras faladas por Telmo Zanini foram parar no Trending Topics do Twitter. Muitos, mas muitos mesmo o criticavam pelas “defecações” que saiam de sua boca. Mas eis que surgiu alguém que fdefendia Telmo Zanini. Eu e o perfil @realfabiano discutiamos sobre essas declarações e ele defendia o Zanini com o seguinte argumento:

Hum….Tá bom…

Feito pela mídia?

Fale pra torcida do Barcelona se Xavi, Iniesta, Piqué e Puyol são criações da mídia…São ídolos!

Pergunte a torcida do Manchester United e a do Real Madrid o que eles acham de David Beckham…Os ingleses o idolatram. Os espanhóis tem o respeito e a admiração pelo jogador. Aliás, procure 10 jogadores que peguem bem na bola como ele. Alguém consegue encontrar esta dezena?

Fale pra torcida do Liverpool se Steve Ge é criação da mídia…Ele é ídolo! Por que será que clubes como Internazionale e Real Madrid já tentaram o contratar? Pra ganhar holofotes? Acho que não! Aliás, Xavi, Puyol e Gerrard são exemplos da velha história de “amor a camisa”. Se esses jogadores estão em extinção, o resto da espécie tem esses três jogadores nesta lista.

É certo que vivendo num país democrático, temos de conviver com opiniões diferentes e aprender a aceitar. Só que alguém tem de me ensinar a conviver com opiniões absurdas, como a de Telmo Zanini. Foi uma opinião muito simplória de que considera tal jogador bom pelo marketing, pois vai me dizer que Xavi é midiático como Cristiano Ronaldo, por exemplo?

A frase que melhor define o futebol do Xavi não sai da minha cabeça, só saiu o nome de quem falou, acho que foi o Júlio Gomes, comentarista da ESPN

O futebol do Xavi é tão simples que chega a ser genial

Mas o maior absurdo não foi esse. Porque, ora bolas, ele estava dando sua opinião. Por quanto mais absurda que seja, é opinião do cara que ganha bem pra fazer isso. O maior absurdo foi dizer que é absurdo Pelé nunca ter ganho essa premiação da FIFA.

Mas como? O Pelé jogou nos anos 90? Porque pelo que eu saiba, o prêmio de Melhor do Mundo da FIFA é entregue desde 1991. Aí você me diz: Ah, mas a Bola de Ouro da France Football? Pros desavisados, a Bola de Ouro era entregue pro melhor jogador que atuava na Europa e o Pelé chegou a jogar na Europa? Não!

Telmo Zanini vive falando suas besteiras e o pessoal do Sportv o mantém no ar. Não estão nem aí. Zanini é o típico ufanista. Existe o jornalista ufanista de seu time de coração, o de seu estado, mas Zanini é ufanista do Brasil. Há aqueles que acham que tudo de fora é melhor e aqui tudo é ruim. Eu procuro o tempo todo estar no meio termo. Nem sempre valorizar tudo que é de fora e também não ficar sempre esculachando nosso país. Telmo Zanini, em questão de futebol, acha que tudo daqui é melhor. Pra ele, o pior jogador brasileiro é melhor que o melhor jogador europeu. Pra ele, uma conquista brasileira é a maior de todas, e uma derrota é um vexame, a vergonha do século. Enquanto uma conquista europeia é simplesmente mais um título e uma derrota é comparada ao Brasil, pois o determinado time que perdeu, não vence determinado time brasileiro. Me torra a paciência jornalista que não conhece nada de futebol europeu vir falar do assunto, pois poucos sabem e muitas besteira saem de suas bocas quando opinam sobre o assunto. Graças a Deus, essa ‘raça’ está acabando. Acabo vendo muitos jornalistas que se resguardam ao falar de futebol europeu – e até de outros esportes -, pois tem consciência de que não entendem tanto assim.

Bom, mas vamos dar um desconto pro Zanini. Ele é um cara muito rigoroso em suas notas. 9 e 10 pra ele, são para jogadores fora de série, e o resto ficam pra craques, jogadores muitos bons, bons, razoáveis (…). Então é só enxergar assim: Se Xavi e Iniesta são nota 6, 6.5, o Rafael Coelho – atacante que passou férias de um ano no meu Vascão da Gama – é o quê? Vale nota negativa?

Sei que a chance de Telmo Zanini ou qualquer colega dele ler este texto é de 1 em 1000, mas como disse acima, vivemos num país livre, onde posso expressar minha opinião. Caso ele veja, ou algum colega, por favor, assista abaixo vídeos com assistências dos dois jogadores. Aliás, creio eu que um dos motivos pro ‘jornalista’ (???) Telmo Zanini achar que Xavi e Iniesta são medianos é porque eles dão várias assistências. É isso mesmo. Você já deve ter ouvido que no Brasil dão as costas pra jogadores que dão assistências e vão às favas com os artilheiros. Então separei dois vídeos, só com assistências dos dois jogadores.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sobre o prêmio Bola de Oura da FIFA, não acho que foi justo, também não acho que foi palhaçada como alguns disseram. Acho que o futebol do Messi é genial, é acima da média, e ele manteve o futebol de 2009, não melhorou, não piorou, só manteve. Mesmo assim, acho que Sneijder foi melhor. Foi o principal articulador da Inter campeã europeia e praticamente carregou a Holanda nas costas na Copa do Mundo.

Também acho que tem muita gente confundindo que o prêmio Melhor do Mundo é entregue pro jogador de maior potencial, mas é entregue ao melhor jogador de um determinado ano.

Sobre a história da Copa ter um peso, acho ridículo. A Copa do Mundo tem de ter seu peso, mas não o peso de desequilibrar a votação. Só porque o cara foi bem em um mês – o mês da Copa – ele tem de ser eleito o melhor do mundo? Me poupe! Repito: Acho ridículo falar que o melhor da Copa é o melhor do ano. Tem de eleger o melhor jogador do ANO e não da COPA DO MUNDO.

Anúncios

2 respostas em “Defecando pela boca

  1. Esse é o tipo de jornalista que quando chega a época de Copa do Mundo se surpreende com Özil, Forlán e Raul Meireles e outros da vida. Afinal ficam 4 anos olhando pro próprio umbigo q quando vêem o resto se surpreendem. Pode parecer preconceito meu, mas essa parece uma mentalidade da maioria do jornalistas ligado ao Globo ou Sportv.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s