Derby do Vale do Ruhr: A História

Borussia Dortmund e Schalke move aos estádios milhões de apaixonados

Pela terceira vez nessa temporada, o blog Europa Football irá fazer um “esquenta” pros clássicos de grande importância no futebol europeu. O grande clássico da semana acontecerá na sexta-feira, no Signal Iduna Park, Borussia Dortmund x Schalke 04, o derby do Vale do Ruhr.

O Vale de Ruhr é a mais populosa região metropolitana da Alemanha e que fica situada no centro do estado da Renânia do Norte-Vestfália, ao longo do leito do Rio do Ruhr.

Dortmund, cidade do Borussia, fica na região de Arnsberg, com 280,40 km², enquanto Gelsenkirchen, cidade do Schalke, fica na região de Münster, com 104,84 km².

Para entender melhor a história do clássico, precisamos conhecer a história das duas equipes.

  • Borussia Dortmund

Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund surgiu em 1909, quando um grupo de jogadores de Dortmund estava insatisfeito com os padres da comunidade, que praticavam futebol, mas não eram lá muito simpáticos com eles. Assim, fundaram um clube que lhes agradava. O Borussia Dortmund começou usando um uniforme azul, preto e vermelho, mas desde 1913 adotam o uniforme que é visto hoje, amarelo e preto.

A situação econômica do Dortmund se complicou à partir da década de 1920, quando houve a quebra da bolsa de Nova York e a crise financeira mundial e pro clube conseguir se manter, precisou da ajuda dos abastados da cidade pra se manter. Na decada de 1930, a coisa piorou com o regime nazista tomando conta da Alemanha, e por não se juntarem a esse regime, os dirigentes do clube foram afastados e posteriormente fuzilados. Nessa época cresceu a rivalidade entre Borussia Dortmund e Schalke, só que mais sobre a rivalidade fica pra depois…

Com o tempo, os sucessos borussianos foram acontecendo, até que Heinrich Kwaiatkowski fez história pelo clube. O goleiro foi o primeiro jogador do Dortmund a jogar uma final de Copa do Mundo. Em 1954, ele jogou a final pela Alemanha.

Ao longo do tempo vieram títulos alemães, primeiras disputas internacionais, aliás, do Borussia Dortmund foi o primeiro clube alemão a vencer uma competição internacional. Na temporada 1965/66, o BVB venceu a Recopa, derrotando o Liverpool na final disputada em Glasgow. Só que esse time glorioso foi desmanchado e aí veio uma grave crise. Na temporada 71/72, com problemas financeiros, a equipe ainda foi rebaixada pra segundona alemã e a volta só se realizaria em 1976.

O único alento dessa época foi a construção do glorioso Westfalenstadium. O estádio foi construído de 71 até 74 e foi inaugurado em 2 de abril de 1974 e custou ao clube 32.7 milhões de euros e foi palco de 4 jogos da Copa do Mundo daquela época, inclusive, o jogo da eliminação brasileira, contra a Holanda.

Voltando ao campo de futebol, o título seguinte voltou apenas no fim dos anos 80, ao vencer o Werder Bremen na final da Copa da Alemanha. Mas os anos 90 foram os melhores da história do clube, com a chegada do histórico técnico Ottmar Hitzfeld. Com ele, vieram um vice-campeonato alemão, um vica da Copa da Uefa e anos seguintes, o título da Champions League, um título mundial além de um bi-campeonato alemão.

E mais recentemente, nesta última década, começou até bem, na temporada 01/02 foi campeão alemão, no time que tinha Amoroso e Ewerthon, mas caiu muito de um tempo pra cá e só voltou aos bons tempos nesta temporada.

  • Schalke 04

Schalke 04

Já o Schalke foi fundado em 4 de maio de 1904, por um grupo de garotos de 14 e 15 anos que queriam jogar futebol. E o clube foi fundado na época da expansão da exploração das minas das indústrias em Gelsenkirchen – por isso que um dos apelidos da equipe é Mineiros.

A oficialização do registro como um clube deu-se em 1909, entretanto, para participar de competições, associou-se ao Turnverein 1877 Schalke, que já pertencia a Associação Ocidental Alemã, em 1912, ligação que existiu por 12 anos, quando houve a separação e o batismo como FC Schalke 04. Curiosamente, além do nome, outra característica mudada em 1924 foram as cores do time, que passaram a ser o azul e o branco – anteriormente, eram vermelho e amarelo -. Após divergências com a associação organizadora das competições alemães da época e migrou pras divisões existentes e mais tarde, alcançando o cenário nacional, sempre chegando as decisões do Campeonato Alemão.

Em 1934, eis que veio o primeiro título alemão do Schalke, ainda antes da Bundesliga. De 1935 até 1958 vieram mais seis títulos alemães, sendo que o de 58 foi o último título alemão dos Azuis Reais, ou seja, nunca venceram o campeonato na era Bundesliga. Esses títulos renderam ao Schalke um carisma com a população, se tornando um time popular.

Nessas decisões, uma entrou pra história. Na decisão de 1939, o time derrotou o Admira Viena por 9×0, maior vantagem de uma final do Campeonato Alemão.

Só que após a grande ascensão, o time entrou numa crise técnica. Após a criação da Bundesliga, o Schalke foi incluído na lista de 16 equipes que disputariam a competição, mas começou lutando contra o descenso. O tempo foi passando, os títulos não vinham, alguns vice-campeonatos chegavam e se o grande título do Dortmund foi nos anos 90, do Schalke também. Em 96/97, os Azuis Reais venceram a Inter na final da Copa da Uefa.

  • O Clássico

Já escolheu seu caminho?

O grande motivo desse clássico ser o que é, é porque ambas as equipes são da mesma região, por serem clubes grandes e poderosos, além de serem clubes de torcidas gigantescas.

Essa rivalidade começou a nascer nos períodos das guerras. De 1929 até 1944, o Schalke dominava a divisão de Westfalia, já de 1947 até 1957, o BVB mandou nessa divisão.  Por exemplo, em meados dos anos 20, o Schalke tinha 14 vitórias em 16 jogos contra o Dortmund, mas após a segunda guerra mundial, houve uma clara evolução do Borussia Dortmund, proporcionando jogos mais equilibrados entre as duas equipes. Em 1947, o Borussia Dortmund venceu o Schalke por 3×2 e se sagrou campeão da Copa de Westfália. Aí o clássico começou a ganhar expansão, pois os Azuis Reais perderam o trono de donos da região.

Mas os anos 60 chegaram, o Dortmund se tornou um clube top de linha, enquanto o Schalke entrou em um declínio que segue até hoje, mas mesmo ambos tendo sido ultrapassados em grandeza pelo Bayern, seguem proporcionando grandes duelos.

O derby do Vale de Ruhr  teve sua rivalidade aflorada em 2007. O Schalke brigava pelo título e na penúltima rodada, os Azuis Reais perderam pro Borussia Dortmund e viram o título ir pro espaço. O Schalke ficou em segundo lugar, com 68 pontos, dois atrás do campeão Stuttgart, ou seja, se vencesse o maior rival, saia da fila. Veja abaixo o vídeo com os lances do jogo

  • Números e mais números

Campeonatos Jogos BVB vitórias Empates Vitórias S04 Gols do BVB Gols  do S04
Bundesliga 77 27 23 27 120 113
DFB-Pokal 6 2 1 3 9 10
Supercopa Alemã 1 0 0 1 1 2
Oberliga 32 15 10 7 63 46
Gauliga 16 1 1 14 11 84
Outras 4 1 0 3 7 15
Total 136 46 35 55 211 270

Primeiro confronto:
Schalke 4×2 Borussia Dortmund
3 de maio de 1925

Primeiro confronto na Gauliga:
Schalke 4×1 Borussia Dortmund
20 de dezembro de 1936

Primeiro confronto Pós-Guerra
Borussia Dortmund 3×2 Schalke
18 de maio 1947

Primeiro confronto na Oberliga West
Schalke 1×1 Borussia Dortmund
21 de setembro de 1947

Primeiro confronto na Bundesliga
Schalke 3×1 Borussia Dortmund
7 de setembro de 1963

Primeiro confronto na DFB Pokal
Schalke 2×1 Borussia Dortmund
18 de outubro de 1975

Confronto com maior número de gols
Borussia Dortmund 3×7 Schalke
12 de março de 1939

Primeiro vitória do Schalke
Schalke 4×2 Borussia Dortmund
3 de maio de 1925

Primeira vitória do Borussia Dortmund
Borussia Dortmund 1×0 Schalke
14 de novembro de 1943

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s