A Ligue One em partes (Parte 2)

Texto de: Wllian Kressin

Continuando a série de reportagens sobre “A Ligue 1 em partes”. Hoje irei fazer uma analise completa dos times que deverão lutar para conquistar vagas em competições europeias, e também os times que deverão ficar no meio da tabela.

Na primeira parte da série de reportagens em comentei sobre os candidatos ao titulo. Hoje irei comentar sobre os times que brigarão para conseguir uma vaga em competições europeias e talvez sonhar com o titulo. Também falarei dos times que deverão ficar no meio da tabela.

Parte 2 – Times que lutam por uma vaga nas ligas europeias

Algumas equipes da Ligue 1 possuem bons jogadores, que no começo da temporada mostram um bom futebol e chegam a sonhar com o titulo. Mas que com o passar das rodadas vão decaindo, e vêem as chances de titulo diminuir. Mas todos esses times continuam com um objetivo: lutar por uma vaga européia. São eles: Rennes, Bordeaux, Saint-Etienne e Toulouse.

Rennes: Um bom time, que falta algo…

Os Rubro-Negros são fortes

O Rennes é uma das equipes mais fortes da França. Todo mundo que assiste o campeonato francês sabe disso. Possui um time capaz de lutar com os grandes pelo titulo. Mas ainda falta alguma coisa.

O Rennes vem fazendo uma excelente campanha nesta temporada, estando atualmente na 3° colocação com 31 pontos ( 1 ponto atrás do Lille). Um desempenho muito bom, de time que luta pelo titulo. Mas ainda não dá para acreditar que essa equipe vá lutar pelo titulo. Por quê? Porque falta a experiência de vencedor.

O Rennes poderia estar na liderança, até com certa vantagem. Mas pontos perdidos contra times fracos prejudicaram muito. O time não consegue se acertar na frente, e se complica muito em jogos fáceis. Por isso, acredito que o maior objetivo do Rennes até o final do campeonato será lutar por uma vaga em competições europeias. Mas pode também entrar numa eventual briga pelo titulo, pois time eles tem.

Bordeaux: O time que não dá para entender…

Bordeaux precisa se encontrar

O Bordeaux possui uma equipe muito forte, com jogadores de extrema qualidade. Mas em campo apresenta um futebol muito abaixo da média. Um sistema tático muito desorganizado, que às vezes é muito ofensivo, e outras vezes muito defensivo. Ainda não encontraram um equilíbrio.

O Bordeaux conquistou o campeonato francês na temporada 2008/2009, mas na temporada passada decaiu de rendimento, e mesmo fazendo um excelente 1° turno perdeu a chance de ser bi-campeão. Nessa temporada perdeu seu principal jogador, Gourcuff. Mas mesmo assim a equipe continua boa.

Atualmente na 8° posição, o Bordeaux tem tudo para lutar entre os grandes. Falta encontrar o equilíbrio. Falta conseguir manter a calma em certos momentos das partidas. Falta encontrar sua consistência. O time tem condições de lutar por uma vaga européia, mas terá que primeiro se acertar no campo.

Saint-Etienne e Toulouse: Bons times, que por vezes deixam a desejar…

Saint Etienne e Toulouse: Mesma situação

Saint-Etienne e Toulouse vivem casos bem parecidos. Ambas as equipes possuem bons jogadores, que em certas partidas dão show, ganhando jogos muito bem. Mas ambas as equipes tem o mesmo problema: são muito irregulares.

O Saint-Etienne começou muito bem o campeonato, liderando algumas rodadas. Contava com Payet em grande fase, e vencia os grandes jogos. Mas foi perdendo o ritmo, e desde então está tentando voltar a jogar bem. O time tem condições de lutar para ficar entre os seis primeiros, mas terá que mostrar muita raça.

O Toulouse foi à sensação da Ligue 1 no início da temporada. O time que venceu os quatro primeiros jogos, e dava sinais que seria difícil batê-lo. Mas após perder o primeiro jogo (contra o Saint-Etienne) tudo mudou. O time decaiu muito, e nunca mais encontrou seu nível. Apesar dos bons jogadores, ainda falta conseguirem marcar gols, pois esse é o maior problema da equipe. Se conseguir marcar gols, tem tudo para lutar lá na frente.

Sobre os times que ficarão no meio da tabela eu não irei fazer uma grande analise. Somente irei comentar um pouco.

Times que ficarão no meio da tabela:

Brest pode lutar por vaga nas ligas europeias

Os times que ficarão no meio da tabela são aqueles que não estão fazendo uma boa temporada, muitas vezes por não possuírem bons times, ou por estarem jogando mal. Mas são equipes que também não deverão correr riscos de rebaixamento. São eles: Brest, Auxerre, Sochaux, Montpellier, Lorient e o Nancy.

O Brest talvez merecesse estar entre os times que lutarão por vagas europeias, pois está muito bem na temporada. Mas não acredito que esse time lutará lá em cima até o final. Montpellier, Auxerre e Lorient possuem bons times, que poderiam brigar mais na frente. No entanto, nessa temporada estão passando por dificuldades, e devem mesmo ficar no meio da tabela.  O Nancy tem um time bom, mas que às vezes vai muito mal. Tem que tomar cuidado para não correr risco de rebaixamento, coisa que eu não acredito que irá acontecer.

Na próxima parte da série de reportagens sobre a Ligue 1 em partes irei fazer uma analise dos times que correm risco de rebaixamento. Será a ultima parte da série. Então fiquem ligados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s