TOP 7: Os maiores campeões da França

É inegável que o dinheiro da Qatar Sports Investiments colocou o Paris Saint-Germain em outro patamar no futebol europeu. Além de um poder de compra invejável, o clube atraiu os olhos do mundo inteiro para uma liga “suburbana” do Velho Continente.

Por causa disso, muitos consideram o PSG um clube sem história e que a QSI está tentando “comprar” isso para o Paris, o que é uma tremenda bobagem. A comprovação disso é que, com o título da Supercopa Francesa, conquistado no último sábado, os parisienses entraram no hall dos três maiores campeões do país.

O pessoal do “PSG.Canal-Historique” fez esse levantamento e, aproveitando o embalo, preparei esse Top 7 com os principais vencedores do futebol francês. Confira abaixo:

7 – FC Nantes (14 títulos)

Formação do Nantes campeão francês em 2001

Formação do Nantes campeão francês em 2001

De volta a elite francesa, o FC Nantes ocupa a sétima colocação do ranking com 14 títulos, tendo cinco de vantagem para o oitavo colocado, o Lille. Em 69 anos, os Canários ergueram oito troféus do Campeonato Francês, três Copas da França e três Supercopas. Sua última conquista foi em 2001, na Supercopa Francesa, tornando-se o time em maior tempo na fila entre os sete primeiros desta lista.

6 – Bordeaux (15 títulos)

Bordeaux festejou a dobradinha em 2009

Bordeaux festejou a dobradinha em 2009

Na 6ª colocação vem o Bordeaux com 15 canecos. Os Girondinos tomaram essa posição do Nantes ao vencer a Copa da França deste ano, título mais recente do clube. No geral, o Bordeaux venceu o Campeonato Francês seis vezes, a Copa da França quatro, a Copa da Liga três e a Supercopa duas vezes.

5 – Monaco (17 títulos)*

O Monaco tem a Copa da Liga de 2003 como seu último título

O Monaco tem a Copa da Liga de 2003 como seu último título

A tradicional equipe do Principado francês segue o Bordeaux neste ranking com 17 títulos conquistados. Os monegascos ganharam o Campeonato Francês em sete oportunidades, a Copa da França em cinco, a Supercopa em quatro e a Copa da Liga uma vez. Porém, este ano, o Monaco completa uma década sem títulos. O último foi justamente o único que tem a Copa da Liga nacional, em 2003.

4 – Saint-Étienne (17 títulos)*

Em 2013, o Saint-Étienne saiu de uma fila que durava mais de três décadas

Em 2013, o Saint-Étienne saiu de uma fila que durava mais de três décadas

O maior vencedor do Campeonato Francês é o quarto colocado da lista com 17 títulos em 94 anos de história. O Saint-Étienne também vivia uma das mais indigestas filas do futebol local. De suas 17 conquistas, a última havia sido em 1981, o 10º de seus 10 títulos do Campeonato Francês. A sina foi quebrada este ano com o primeiro troféu da Copa da Liga. Completam a lista outros seis títulos da Copa da França.

*Usei o número de títulos do Campeonato Francês como critério de desempate.

3 – Paris Saint-Germain (18 títulos)

O PSG agora faz parte do top 3 dos campeões do país

O PSG agora faz parte do top 3 dos campeões do país

Há um ano, o PSG estava empatado com o Saint-Étienne na quinta colocação deste ranking, ambos com 16 conquistas. Desde então, o ASSE ergueu somente um troféu, vendo os parisienses erguerem dois e, não só tomarem sua posição, como entrarem no top 3. Entre os 18 títulos, o Paris acumula oito Copas da França, três Campeonatos Franceses, três Copas da Liga, três Supercopas e uma Recopa Europeia.

2- Olympique Lyonnais (20 títulos)

O Lyon conquistou, em 2002, o primeiro de seus sete títulos franceses com essa equipe

O Lyon conquistou, em 2002, o primeiro de seus sete títulos franceses com essa equipe

A primeira década deste século foi frutificante para o Lyon. Dos seus 20 títulos, 15 foram nos primeiros dez anos do século XXI, incluindo todos os seus sete títulos do Campeonato Francês. No restante de seus 63 anos, o OL venceu sete Supercopas, cinco Copas da França e uma Copa da Liga.

1 – Olympique de Marseille (25 títulos)

Apenas o OM foi capaz de levar a 'orelhuda' para a França

Apenas o OM foi capaz de levar a ‘orelhuda’ para a França

Como não poderia deixar de ser, o único clube francês capaz de vencer a Liga dos Campeões da Europa é, também, o maior campeão do país com 25 títulos. Só do Campeonato Francês foram nove, atrás apenas do Saint-Étienne. Além disso, foram 10 Copas da França, três Copas da Liga, duas Supercopas e, obviamente, o título europeu de 1993.

Bônus: Lille, Stade de Reims e Nice

Com nove, oito e sete títulos (respectivamente), essa trinca de times fecham a lista dos dez maiores campeões da França. Dentre esses, o que enfrenta maior fila é o Stade de Reims que não ergue um troféu desde 1962.

2 respostas em “TOP 7: Os maiores campeões da França

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s